
CACD participa de reuniões sobre a criação da Reserva da Biosfera da Chapada Diamantina
O Campus Avançado da Chapada Diamantina (CACD/UEFS) participou das reuniões realizadas nos municípios de Lençóis e Mucugê, integrando o ciclo de encontros promovidos pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (SEMA) e pelo Consórcio Chapada Forte, referentes à apresentação da proposta de criação da Reserva da Biosfera da Chapada Diamantina (RBCD).
A iniciativa está inserida no Programa “O Homem e a Biosfera” (MaB/UNESCO) e tem como objetivo reconhecer e conservar um território de alta relevância ambiental, sociocultural e científica, consolidando um modelo de governança ambiental colaborativa, baseado na valorização dos saberes tradicionais, no protagonismo das comunidades locais e na participação social.
A RBCD abrange 42 municípios, 5 territórios de identidade, 31 unidades de conservação de proteção integral e 17 unidades de uso sustentável, totalizando mais de 3,9 milhões de hectares. A região é berço de importantes rios, como o Paraguaçu e o Rio de Contas, e integra três biomas (Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga), além dos campos rupestres exclusivos, ricos em biodiversidade.
Ao integrar este processo, o CACD reforça seu compromisso institucional com a conservação ambiental, a produção de conhecimento científico e a promoção do desenvolvimento sustentável e integrado da Chapada Diamantina.

Fonte da imagem: Prefeitura de Lençóis (2025)
