
Vivência de conservação e restauro
O Campus Avançado da Chapada Diamantina (CACD/UEFS), junto ao ARA Cultural, convida toda a comunidade interessada para a vivência de Conservação & Restauro da coleção Chapada em Retalhos, conduzida pelo artista plástico e restaurador Cristiano Lopes.
Cristiano Lopes é um restaurador especializado, reconhecido por sua atuação na requalificação de bens culturais na Bahia e em Sergipe, liderando o restauro no Museu do Recôncavo Wanderley Pinho (Candeias/BA) e desenvolvendo mão-de-obra local, além de intervir em locais como o Museu da Gente Sergipana e a Catedral de Itaparica, unindo sua arte à preservação da história e identidade regional.
A atividade propõe uma experiência aberta ao público, acompanhando a etapa final do processo de conservação e restauro de patrimônios culturais e artísticos que integram uma das coleções mais procuradas do Campus. A iniciativa reafirma o compromisso com a preservação da memória, da identidade e do patrimônio cultural da Chapada Diamantina ao promover o diálogo entre arte, técnica e comunidade.
Os encontros acontecem todas as quintas-feiras de janeiro (dias 15, 22 e 29), das 17h às 19h, no Campus Avançado da Chapada Diamantina (CACD/UEFS), localizado na Praça Horácio de Matos, nº 854, Centro, Lençóis – BA.
Em breve, o projeto contará também com uma oficina de restauro, ampliando as ações formativas e educativas junto ao público interessado.

