Hugo Luna faz apresentação musical na UEFS e abre, oficialmente, a exposição que celebra sua trajetória forrozeira
A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), por meio do Campus Avançado da Chapada Diamantina, convida toda a comunidade para um momento muito especial: a apresentação musical de Hugo Luna, marcada para o dia 19 de junho, às 16h, na Praça Horácio de Matos, no Campus da UEFS, em Lençóis.
Este evento marca a abertura oficial da exposição “Hugo Luna: entre o acorde e o abraço, o forró vira história”, uma homenagem viva ao poeta, sanfoneiro e mestre forrozeiro que tem sua trajetória profundamente ligada à história e à cultura popular da Chapada Diamantina.
Para Hugo Luna, o dia 19 de junho não é apenas uma data no calendário. Trata-se um dia carregado de memórias e emoções. Foi exatamente em um 19 de junho de 1961, nove dias após ganhar sua primeira sanfona de presente dos pais, que ele realizou o primeiro forró da sua vida. Na antiga Vila de Parnaíba, hoje município de Iraquara, na sala do casarão da família, Hugo reuniu moças e rapazes da vizinhança, e, sob a luz de um candeeiro, tocou os primeiros acordes da música que o acompanharia por toda a vida: “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Desde então, a música virou caminho e identidade. Como o próprio Hugo lembra com carinho:
“É uma lembrança inefável que guardo com muito carinho e amor.”
A exposição em sua homenagem celebra não apenas a história de um artista, mas de um homem que fez da sanfona um elo de afeto, resistência e cultura entre as comunidades da Chapada Diamantina. A mostra reúne fotografias, textos, objetos e memórias afetivas que narram a vida e a obra de Hugo Luna, com destaque para sua contribuição como agente cultural e educador musical.
Será um dia de encontro, de música e de celebração da nossa cultura. Todos estão convidados!