Incêndio florestal de grandes proporções é extinto na Chapada Diamantina

O incêndio de grandes proporções que afetou a região próxima ao Pai Inácio, na Chapada Diamantina, durante aproximadamente 48 horas, foi controlado no dia 30/03/2025 por bombeiros militares e brigadistas voluntários.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu 85 hectares do Parque Nacional da Chapada Diamantina e teve início na BR 242, nas proximidades da ponte do rio Mucugezinho. Eles explicaram que o trabalho foi bastante cuidadoso, já que os mesmos precisaram remover meticulosamente a vegetação seca das fendas para evitar a propagação das chamas.

Participaram do combate ao incêndio as brigadas do ICMBio, os militares do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, além das brigadas voluntárias de Campos de São João, Lençóis, Resgate Ambiental de Lençóis, Rancho do Melo, Vale do Capão, Barra/Tejuco/Guiné, Palmeiras e Seabra.

Na quinta-feira, dia 27 de março, as chamas se espalharam rapidamente pela vegetação seca em diversas áreas e chegaram a se aproximar de residências, gerando preocupação entre os moradores. No entanto, não houve registros de feridos ou evacuação das casas.

Vale ressaltar que a região vem passando por um longo período de estiagem, algo incomum para a época do ano.

Foto: Reprodução | CBMBA